Ergonomia
Posto de Trabalho
Posto de Trabalho
Local no qual um trabalhador desenvolve suas atividades. Para tanto, informações chegam ao posto, bem como partem dele.
É do posto que parte atuação do trabalhador, através dos elementos que constituem tal base, como os comandos pelos quais se controla uma máquina, um veículo, um a aeronave, etc.
É importante, contudo, perceber que a análise ergonômica de um posto de trabalho não se limita ao tamanho do posto ( uma cabine, uma bancada, uma mesa, etc). Tal ocorre em função da ABRANGÊNCIA do posto, que pode se estender por diversas áreas de atuação, que são controladas daquela base.
O SISTEMA HOMEM X MÀQUINA
• Interface HOMEM X MÁQUINA ou SISTEMA
HOMEM X MÁQUINA.
– o mecanismo de recebimento e emissão de informações e atitudes
– A Ergonomia interfere nos projetos dos postos, de forma a trabalhar com as dimensões, os formatos, as cores, a iluminação, a localização de vidros, passagens, acessos, visibilidade, entre tantos outros fatores.
Interferência da Ergonomia
Conhecer os limites sensoriais do homem
(espectro de cores visíveis, níveis de pressão sonora, tato, etc) e limites fisiológicos e anatômicos (alcances, ângulos de confôrto, força muscular, etc.)
Interferência da Ergonomia
• Analisa e interfere na comunicação que se estabelece entre o homem e seu posto de trabalho
• Altera o formato e tamanho de letras impressas em mostradores (voltímetros, amperímetros, termômetros) indicadores de nível de variáveis das mais diversas
• Altera ângulos, eliminando reflexos e ofuscamento, otimizando a iluminação no ambiente, encontrando a velocidade mais adequada para que uma escala se movimente. • As áreas envidraçadas, que possibilitam uma visão do que ocorre externamente ao posto, também sofrem estudos. A IMPORTÂNCIA DOS ALCANCES MOTOR E VISUAL
Por ALCANCE MOTOR:
Um objeto qualquer é alcançado por um segmento corporal, geralmente pela mão.
Ex.:
Quando o