gestão publica
■Sustentabilidade social – equidade na distribuição dos bens e da renda para melhorar os direitos e condições da população e reduzir as distâncias entre os padrões de vida das pessoas.
■Sustentabilidade econômica – distribuição e gestão eficiente dos recursos produtivos, bem como fluxo regular de investimentos público e privado.
■Sustentabilidade ecológica – busca pelo aumento da capacidade de carga do planeta e para evitar danos ao meio ambiente, principalmente os causados pelos processos do crescimento econômico.
■Sustentabilidade espacial – refere-se ao equilíbrio do assentamento humano rural/urbano.
■Sustentabilidade cultural – respeito pela pluralidade de soluções particulares específicas a cada ecossistema, cada cultura e cada local. esses cinco pilares do desenvolvimento sustentável, são divididos em três dimensões essenciais: social, econômica e ambiental. Para o economista John Elkington (1997), a sustentabilidade é formada sobre um tripé, chamado por ele como Triple Bottom Line, ou Tripé da Sustentabilidade, e se expressa em três dimensões: gente ou capital humano, planeta ou capital natural e benefício econômico, que devem relacionar-se para que o desenvolvimento sustentável seja atingido. esse tripé é formado por:
■Social: refere-se ao capital humano de uma empresa ou sociedade: é sua responsabilidade social. Envolve aspectos como salários justos, adequação à legislação trabalhista, ambiente de trabalho saudável e bom relacionamento com a sociedade no geral.
■Meio Ambiente: é o capital natural de uma empresa ou sociedade, que deve pensar em formas de diminuir e compensar seus impactos ambientais negativos.
■Econômico: é o nosso velho conhecido resultado econômico positivo (lucro) de uma empresa, sem o qual ela não sobrevive, mas que agora deve levar em conta, também, os outros dois aspectos. responsabilidade social empresarial é: como a forma de gestão que se define pela relação ética e