Relatório de Física
Centro de Tecnologia
Curso de Engenharia Metalúrgica
Relatório de Física Experimental
Prática 02: Micrômetro
Aluna: Sílvia Beatriz Fonteles de Souza Matrícula: 367485
Professor: Diego Franklin Turma: 35A
Disciplina: Física Experimental Para Engenharia
Sumário
1. Objetivos
Conhecimento do micrômetro e familiarização com seu uso.
2. Material
Micrômetro;
Esferas (duas);
Chapas metálicas;
Fios (dois);
Fio de cabelo;
Lâmina de barbear;
Papel.
3. Introdução Teórica
O micrômetro é um instrumento que, assim como o paquímetro, auxilia na medição de dimensões lineares de pequenos objetos, como altura, largura, profundidade, etc. Entretanto, medições com o micrômetro resultam em dimensões bem mais exatas, devido à sua precisão, que varia entre 0,01 e 0,01 mm.
Um micrômetro é constituído de um estribo, também chamado de arco, devido à sua forma curva, que é o local onde vem representada a precisão do instrumento, duas esperas, uma fixa e uma móvel, entre as quais são posicionados os objetos a medir, uma bainha, que é a parte do micrômetro graduada em milímetros inteiros na parte superior e em meios milímetros na parte inferior, um tambor graduado e, geralmente, com 50 divisões, uma catraca que, quando girada, aproxima, com a pressão correta, a espera móvel no objeto a ser medido e um fixador ou trava, que tem a função de imobilizar os parafusos enquanto a medida é feita, a fim de que não existam erros.
Antes de fazermos as medições, é importante que seja conhecida a sensibilidade (ou precisão) do micrômetro a ser utilizado. Para isso, basta dividir o passo do parafuso micrométrico pelo número de divisões da escala circular. O passo do parafuso é determinado pelo avanço da espera móvel quando o tambor é girado de 360º. Nesse caso: