Gestão estratégica
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS
Disciplina: Gestão de Processos Orientadora: Tatiani Carvalho
TRABALHO INDIVIDUAL DE AVALIAÇÃO (Não segue as normas da ABNT):
Por
Renata Velloso em 09/2012
TRABALHO INDIVIDUAL DE AVALIAÇÃO
No exercício a seguir, você poderá compreender os impactos das tendências nas organizações, considerando os grandes temas mapeados no ambiente geral, leia as questões a seguir, respondendo as perguntas sobre as tendências, oportunidades e ameaças relacionadas a cada cenário com um horizonte de 5 anos.
1. Relações Capital/Trabalho
1.1. Quais as tendências relativas às formas de participação do trabalhador na gestão e nos destinos das organizações no país?
A participação do trabalhador na gestão e no destino das organizações brasileiras refere-se ao poder dos empregados influenciarem o processo decisório de uma organização. Esse poder pode exercido por meio de seus sindicatos, associações, conselhos e/ou através de representantes que atuem diretamente junto à diretoria da empresa.
Nos últimos anos, sindicatos e associações têm enfrentado uma importante redução no número de afiliados, em virtude da perda de credibilidade de instituições políticas em geral no país, provocando uma reavaliação de seu papel na sociedade. Quem eles representam? Como se sustentam? A postura a ser adotada por eles nas negociações deve ser mais confrontadora ou conciliadora? Ao mesmo tempo, a participação do trabalhador na gestão das organizações não é algo independente do desenvolvimento geral do país, antes é uma importante ferramenta para construirmos uma sociedade mais justa e democrática e afirmá-la.
Tendo como perspectiva os próximos 5 anos, período em que o Brasil possivelmente ainda vivenciará os efeitos da atual crise financeira internacional e, internamente, o avanço e fortalecimento de sua democracia, há uma tendência de maior expressividade para a atuação de sindicatos,