Gestão Estrategica
A Eastman Kodak Company é uma empresa multinacional especializada em equipamentos fotográficos profissionais e amadores. Foi cofundada por George Eastman, inventor do filme fotográfico, e ficou mundialmente famosa pela produção e comercialização desse produto. Durante a maior parte do século 20, a companhia foi uma gigante no mercado de filmes fotográficos, chegando a dominar 90% desse mercado nos Estados Unidos na década de 70.
Entretanto, no fim dos anos 90, a Kodak começou a enfrentar sérios problemas financeiros devido à queda de vendas em filmes durante a transição para a era da fotografia digital. O último ano em que obteve algum lucro, nesse longo período de crise, foi 2007.
A empresa chegou a mudar de estratégia, abraçando a tecnologia digital de fotografia e impressão, mas, em 2012, pediu proteção contra a falência para o governo norte-americano. Em 2013, a Kodak emergiu da falência abrindo mão de vários de seus serviços, como a fabricação de câmeras digitais de foto e vídeo.
Neste contexto, comente por que a falta de Gestão Estratégica em empresas como a Kodak explica, em partes ou num todo, o seu insucesso no mercado.
RESPOSTA:
1- baixa capacidade de visualizar o futuro, 2 - receio de canibalizar a oferta, 3- descrença nas próprias inovações, 4 - rigidez administrativa, 5- excesso de confiança.
A falha residiu em dois aspectos: primeiro ,em que não tiveram a capacidade de avaliar a profundidade e extensão da mudança que estava por vir e segundo que lhes faltou a coragem de ajustar a companhia a esse cenário, uma série de decisões mal tomadas, ocorreram que estes aspectos requer um plano macro que sirva de balizador a todas as acões e esta empreitada deveria ser conduzida por alguém muito, qualificado, capacitado e inovador, sem estar preso aos grilhões do passado.
Houve acões erráticas, com idas e vindas, tentativas e erros mas não houve um plano macro e consistente com adesão obrigatória