Biologia
Ninguém teria dúvida em considerar o sapo como animal e a samambaia como vegetal. Os critérios então utilizados para essadivisão eram simples: os animais andam e são heterótrofos (ou seja, são incapazes de produzir seu alimento orgânico, devendo obtê-lo pronto de outras fontes). Os vegetais são imóveis e autótrofos (ou seja,capazes de produzir seu alimento orgânico a partir de substancias simples do meio, com a utilização da luz do Sol, em um processo conhecido como fotossíntese).
Mas, a partir do momento que surgiram osprimeiros microscópios começou a descoberta de seres até então desconhecidos. Um dele foi a euglena, um microrganismo que, em presença de luz, atua como autótrofo, sendo capaz de realizarfotossíntese. Quando colocada no escuro, ela é capaz de se alimentar, como qualquer heterótrofo. Além disso, possui um flagelo, que permite sua locomoção, como um animal. Outro caso paradoxal é o dos fungos(cogumelos, bolores, orelhas-de-pau). São fixos, parecendo-se, assim, a vegetais. São, porém, incapazes de fazer fotossíntese, por serem aclorofilados. Alimentam-se de restos orgânicos. Os fungos sãoheterótrofos. Assim como as euglenas e os fungos, existem outros casos de seres vivos que não se enquadram no reino animal, nem no reino vegetal.
Foi fundada em março de 1756 na cidade de Lisboa, por iniciativa dos poetas Cruz e Silva (Elpino Nonacriense), Manuel Nicolau Esteves Negrão (Elmano Sincero), Reis Quita (Alcino Misénio) e Teotónio Gomes de Carvalho, aos quais se juntou Correia Garção.
A efémera existência desta instituição (entrou em declínio em 1759 e extinguiu-se em 1776) não impediu que desse um importante contributo para a renovação oitocentista que se seguiu nas letras do país. Em 1790 renasceu em Lisboa sob a designação de Nova Arcádia,