GESTÃO EM SAUDE
R: Cooperação A cooperação consiste na capacidade de realização de ações conjuntas em prol de um benefício comum. Na prestação de serviços de saúde existe a cooperação entre os profissionais de diversas áreas de saúde, uma vez que cada um atende à uma necessidade específica do usuário
Justificativa:
Equipe multiprofissional existente no serviço de saúde que presta cuidados à comunidade. No momento da consulta de enfermagem, ao realizar o exame no paciente, o enfermeiro identifica uma gengivite no paciente, e o encaminha para a consulta com o dentista, que irá atendê-lo.
Competição
A competição pode assumir diferentes formas e estar presente em processos distintos. A formação de profissionais na área da saúde é crescente, e cada novo profissional que conclui o curso de graduação, aspira por uma ocupação no mercado de trabalho.
Justificativa:
Na grande maioria, o concurso público é uma opção de estabilidade financeira. É uma forma de competição necessária, pois seleciona o profissional mais bem preparado para ocupar o cargo oferecido. Conflito Existe um conflito constante vivido pelos profissionais de enfermagem quanto ao cumprimento do Código de Ética do Profissional de Enfermagem, que impõe os seus direitos e deveres. Os cuidados prestados por estes profissionais estão sujeitos à disponibilidade de recursos oferecidos pelo serviço de saúde.
Justificativa:
Para evitar conflitos e maiores prejuízos à qualidade no atendimento à população, estes profissionais muitas vezes descumprem seu código de ética e assumem responsabilidades por atos que podem acarretar punições e até sanções profissionais.
4. Identifique, na área da política de saúde, um withinput de demanda e um de apoio. Descreva-os em termos das suas