Gestão em mercados competitivos
1- O ponto-chave onde colocou a BLOCKBUSTER como um fenomeno, foi a instituição do conceito big stores: grandes lojas, promoções exclusivas, variedade de lançamento, atendimento de primeira, oferta monumental de títulos, acesso fácil e produtos complementares a venda criando um ambiente familiar e totalmente inovador. Depois do conceito implantado e com mais de 200 lojas, a rede foi vendida e começou a expansão internacional que transformou a empresa em uma gigante rede do segmento de locação de vídeos.
2- A BLOCKBUSTER chegou no Brasil quando o segmento e marca estava em alta, assim a mesma foi contemplada com um sucesso no mercado brasileiro por pouco mais de 10 anos. Em 2007, a marca que já convivia com uma ameaça e declínio do segmento foi comprada pela Americana Express, perdendo mercado, sua identidade e o conceito de big stores, onde seu novo modelo de loja ocupa cerca de 80 a 100 metros quadrados. Portanto, o grande obstáculo da BLOCKBUSTER que impediu o desenvolvimento de suas estratégias de mercado sem duvida foi o declínio mundial do segmento no qual atua, não tendo força para se sustentar, teve que passar por uma reestruturação.
3- O mercado brasileiro de locação de DVDs tem passado por um declínio desde o ano de 2007. Segundo levantamento da Wmix Distribuidora, empresa que fornece DVDs para locadoras da Região Metropolitana de Belo Horizonte, em janeiro de 2007 eram cerca de 660 empresas do ramo na Grande BH, número que caiu 65% e chegou a 240 no ano 2010. O pior período para o segmento foi entre janeiro de 2008 e 2009, quando 150 estabelecimentos fecharam.
O que contribuiu principalmente para o declínio das locadoras foi à pirataria, hoje, 60% do mercado de DVDs em Minas Gerais é ilegal, a indústria teria mais chances se houvesse maior repressão.
Outro produto que entra no mercado das locadoras é a tecnologia blu-ray, onde o aluguel desses filmes cresce pelo menos 8% ao mês, segundo uma