Gestão em empresas
ISO 14000
Um indicador bastante significativo do estágio atual da gestão ambiental em empresas no Brasil é o numero empresas que adotam as normas ISO 14000.
O ISO 14000 é um conjunto de normas de gestão ambientais, não obrigatórias e de âmbito internacional, que fornecem à administração dos negócios uma estrutura para gerenciar os impactos ambientais e possibilita determinada organização a obter a certificação ambiental se o controle estiver bem conduzido.
Importante ressaltar, entretanto que a norma ISO 14000 não estabelece requisitos absolutos para o desempenho ambiental, além do comprometimento, expresso na política, de atender à legislação e regulamentos aplicáveis e do compromisso com a melhoria contínua. Assim, duas organizações que desenvolvam atividades similares, mas que apresentem níveis diferentes de desempenho ambiental podem, ambas, atender aos seus requisitos. Dessa forma, a adoção desta norma não garante, por si só, resultados ambientais ótimos.
No Brasil as normas ISO 14000 foram traduzidas para o português pela ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT, incorporando o prefixo ABNT NBR, válidas a partir de 02/12/96.
A ABNT é uma entidade privada, independente, sem fins lucrativos, fundada em 28 de setembro de 1940. É membro fundador e único representante da ISSO no Brasil e representa a organização nacional de normalização.
A ABNT é considerada pelo governo brasileiro como Fórum Nacional de Normalização. É credenciada pelo Instituo Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), o qual possui acordo de reconhecimento com os membros do International Accreditation Forum (IAF) para acreditar Organismos de Certificação Credenciado.
Do conjunto de normas da ISO 14000 a ISO 14001 (ABNT NBR ISO 14001) é a norma que orienta e dá subsídios para a implantação do Sistema de Gestão Ambiental, sendo, portanto, a norma