Gestão Educacional
Não se trata da simples troca de um termo pelo outro, porém da proposição de um novo conceito de organização educacional que abrange a dinâmica do trabalho da escola como prática social. Não que a gestão deprecie a administração, mas ela a supera, pois abrange uma série de concepções que esta última não abarca, tais como a democratização da tomada de decisões, a elabaração coletiva do projeto pedagógico, a compreensão do aspecto dinâmico e conflitivo das relações interpessoais, o entendimento de que a escola é uma unidade social que exige a atuação da liderança no sentido de coordenar o esforço simultâneo dos sujeitos envolvidos na busca dos objetivos traçados conjuntamente. (LUCK, 2001 apud FASARELLA, 2006, p. 1)
De acordo com seus estudos, descreva o que é administração escolar e gestão escolar.
Administração escolar: subordinado a ideias vindo de outro, ser panejado, organizado, comandado e controlado, deixa de ser utilizado a partir das políticas educacionais dos anos 1990, quando toma seu lugar o termo gestão, considerado mais abrangente.
Gestão escolar: autonomia para criar uma escola, toma decisões até o final do ciclo, planeja, organiza, acompanha, executa e avalia. E o motivo maior dessa substituição é a exigência da participação dos educadores e dos usuários da escola - "a