Gestão Educacional
1) Faça um quadro comparativo entre as concepções de administração e gestão demonstrando como deve ser a atuação do diretor de escola em ambas as concepções.
2) É possível afirmar que não existe um sistema nacional articulado de educação no Brasil? Cite 04 (quatro) argumentos que justifiquem essa questão.
3) A gestão democrática da escola pública, como defendida por Vitor Henrique Paro, é possível desde que sejam estabelecidas quais premissas/parâmetros na organização do trabalho na escola?
4) Quais são as semelhanças e diferenças existentes na atuação do diretor de escola, do professor e do funcionário enquanto trabalhadores da educação?
5) De que forma as instâncias do sistema de ensino determinam a dinâmica da sala de aula e como estas determinam a atuação das outras esferas desse sistema?
Respostas:
1.
Administração Gestão
Aspectos administrativos, de planejamento e organização, dirigir e controlar recursos humanos, materiais, financeiros e informacionais visando à realização de objetivos.
Aspectos políticos , financeiros, tecnológicos, culturais, administrativos e pedagógicos com a finalidade de dar transparência às suas ações e atos e possibilitar à comunidade escolar e local a aquisição de conhecimentos, saberes, idéias e sonhos num processo de aprender, inventar, criar, dialogar, construir, transformar e ensinar.
2. Sim, pois os aspectos que justificam essa questão é a falta de:
a) Consciência dos problemas da situação;
b) Conhecimento da realidade (as estruturas);
c) Formulação de uma pedagogia
d) Organizar meios para alcançar os objetivos;
3. Segundo Paro os parâmetros para uma gestão democrática da escola pública, será quando a comunidade escolar estiver consciente da força da sua união, e exigir a partir daí seus direitos como trabalhadores. Na medida em que se conseguir a participação de todos os setores da escola, educadores, alunos funcionários e pais, nas decisões sobre seus objetivos e