Jogos infantis
Todos nós um dia fomos crianças. E onde existem crianças existem brinquedos e brincadeiras, porque meninos e meninas adoram inventar, criar... Brincar é a principal característica da cultura da infância e não precisa muito para ocorrer.
Reparem nos detalhes do quadro abaixo:
"Os jogos Infantis" (1560), de Pieter Bruegel (O Velho) Uma cidade inteira habitada por brincantes!
Alguns brincares retratados por Pieter Bruegel (O Velho) são vivenciados pelos alunos do 1º ao 3º ano, nas aulas de Histórias e Brincadeiras. Esse quadro inspirou pesquisadores do Núcleo de Cultura e Pesquisas do Brincar, da PUC-SP, na montagem da exposição “Jogos infantis: de Pieter Bruegel até os dias atuais” (Local: Biblioteca da PUC-SP).
Sexta-feira, dia 23 de setembro, as crianças tiveram a oportunidade de visitar a exposição para conhecerem a história de alguns dos jogos que atravessaram o tempo e divertiram gerações.
Se essa rua fosse minha...
De olho no quadro, as crianças procuram os brinquedos e brincadeiras tematizados na exposição:
Pião
"O pião entrou na roda, oh pião
O pião entrou na roda, oh pião
Roda pião, bambeia pião
Roda pião, bambeia pião"
Roda pião, bem no meio da exposição...
Irresistível!!!
Pião, brinquedo bailarino conhecido desde a antiguidade. Sua origem é incerta, mas você sabia que foram encontrados piões feitos de argila datados de 4000 a.C?
Rodopiando o pião percorreu o mundo todo, chegou aos nossos dias, conquistou espaço privilegiado na exposição e nos encontros de HB.
OUTROS BRINCARES...
Brincar de colecionar
Instrumentos musicais
Meios de transporte
"Como funciona esse tricíclo?'
Bonecas
"Enrolando o dia e uns panos velhos numa raiz, uma menina transforma uma mandioca numa boneca com a cabeça cheia de