Gestão educacional
SUELI FÁTIMA HOMON FERNANDES
Prof Ms SANDRA MARA DIAS PEDROSO
Introdução:
O artigo traz o uso da matemática, especificamente das frações pelos povos antigos e traz sua abordagem na atualidade, como trabalhamos com as frações, sendo a mesma usada diariamente nas nossas organizações, mas muitas vezes não percebemos, o trabalho com as frações na escola ou da matemática é feita de forma monótona e por isso não é bem aceita pelos alunos, o artigo visa demonstrar outras formas de trabalho com as frações, para que a mesma seja desmistificada em nosso meio e como professores possamos atuar de forma que venhamos a facilitar a compreensão do aluno e ajudá-lo no processo de aprendizagem.
O artigo também apresenta as dificuldades que os alunos sofrem por não terem tralhado na escola nos anos iniciais com números racionais, sendo o mesmo: “O conjunto dos números racionais é um conjunto representado pela letra ℚ e que é composto pelos números inteiros e pelos números fracionários. Um número racional, ou fracionário, é um número que pode ser escrito na forma Onde: m e n são números inteiros, sendo que n deve ser diferente de zero. A representação utilizada significa que m é dividido por n. Quando a divisão não dá um número inteiro, simplesmente usamos uma letra como q para entender que se trata de um número racional”. (http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2003/icm12/numeros_racionais.htm#racionais)
Esta dificuldade perpassa para os subsequentes e acarreta grandes dificuldades para os alunos quando tem que trabalhar com os números racionais, e podemos entender isso, pois o foco do ensino da matemática está muito mais baseado no ensino de regras, do que na compreensão de sua funcionalidade.
Objetivo geral do artigo:
O presente artigo vem mostrar como podemos trabalhar com números racionais (frações) de forma simples e objetiva, na qual os alunos poderão superar suas dificuldades, e notarão que