Gestão Educacional na Instituição Escolar
O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância do gestor educacional na instituição escolar, por ser ele o principal articulador na construção de um ambiente de diálogo e de participação propício para melhor desenvolvimento do trabalho dos profissionais e, consequentemente, para o sucesso do processo educativo-pedagógico.
A abordagem retrata a importância do perfil do gestor na formação de uma equipe participativa e de construir um ambiente que permite o bem estar coletivo. Também analisa como é importante que o gestor como líder seja audacioso, tenha visão, diálogo e seja bom ouvinte sempre disposto a buscar “novos caminhos”, novas respostas, visando o que há de melhor para a instituição, pois isso resulta na melhoria da educação. Podemos entender como “novos caminhos” desafios a serem enfrentados pelo gestor educacional que deve viver no presente, sem lamentar o passado e planejar o futuro criando novas ações sem medo da ocorrência de falhas por sentir segurança junto a sua equipe.
Torna-se indispensável que o gestor escolar lidere a realização do Projeto Político-Pedagógico o qual deve estabelecer as propostas elaboradas pela comunidade intra e extra-escolar para nortear as práticas pedagógico-educativas.
Essas considerações iniciais se fazem necessárias em vista das concepções correntes, que só conseguem ver a escola básica como mera preparação para o vestibular ou para atender aos interesses das empresas. Se estamos preocupados com a gestão das escolas, temos que considerar, inicialmente, o próprio conceito de administração ou de gestão. Adotando, assim, o conceito mais geral de administração e gestão, no que se refere “a utilização racional de recursos para a realização de fins determinados”.
Etapa 1
A Gestão Educacional Brasileira e suas Implicações no Cotidiano da Escola
O conceito de Gestão Escolar é relativamente recente e de extrema importância, na medida em que desejamos uma escola que atenda às atuais