gestão
Adriana Zancanaro; Pamela Priscila da Silva; Viviane Ribeiro dos Santos; Maria das Graças F. de Amorim Reis. Adriana-zancanaro; pamelazinha.pris@hotmail.com; vivi.-.b@hotmail.com; gmgrg@ig.com.br
RESUMO
O presente trabalho tem como finalidade demonstrar a importância e o compromisso da Gestão Escolar para o bom funcionamento das instituições de Educação Infantil, abrangendo a faixa etária de zero a três anos. Em meio às definições de Gestão Educacional e Gestão Escolar, o estudo terá como foco a Gestão Escolar na Educação Infantil. Para a realização do mesmo foram aplicados dois questionários, sendo estes no município de Juti-MS no CEIM Marcy Brandão e no município de Ivinhema-MS, na Escola Municipal Orliene Marcon. O objetivo é compreender a importância do papel da Gestão Escolar, promovida pelos diretores e coordenadores das instituições, ressaltando a essencialidade da gestão democrática e participativa dos integrantes da escola e da comunidade como um todo.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão Escolar. Educação Infantil. Gestão Democrática.
INTRODUÇÃO
Para compreender a real prática da gestão educacional e gestão escolar, é preciso contextualizar a historicidade e o surgimento da administração escolar e da gestão.
A administração surgiu em meio aos estudos dos pioneiros Taylor, Fayol e Ford, sendo assim as teorias de administração são baseadas no principio da autoridade, envolvendo o planejamento, a organização, direção, coordenação e controle. (JÚNIOR,2010, p.04)
As teorias de administração foram direcionadas às empresas, sendo assim, acabam influenciando o campo educacional, com a necessidade de um planejamento e a organização das atividades que envolvem a área, isso é claro que de forma autoritária, controlada por um líder, que na escola é representado pelo diretor ou até pelo coordenador da instituição.
A administração escolar se refere ao espaço especifico do contexto escolar. A escola enquanto organização social não