tcc de ciencias
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS
PRÓ-REITORIA DE ENSINO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
O PAPEL DO SECRETÁRIO ESCOLAR COMO AGENTE ATIVO NO
PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DAS ESCOLAS
Maria José Monteiro da Silva1
Instituto Federal do Amazonas – IFAM
Email: mari_silvamonteiro@yahoo.com.br
Profª. MSc. Andreina Sales Santos2 IFAM-Campus Manaus Distrito Industrial (e-mail para contato)
RESUMO
Estabelecendo-se conceitos, utilizando-se de pesquisas bibliográficas e de campo e estudos relacionados à gestão escolar, com a intenção de investigar a visão que diretores e secretários escolares dos estabelecimentos de ensino públicos estaduais, no município de Manaquiri, possuem em afinidade ao papel e perfil profissional do secretário escolar e sua importância como agente ativo no processo de transformação das escolas nos espaços educacionais. Por meio deste artigo, sugere-se uma inovação política de gestão de pessoas voltada a este multiprofissional, mudando-se padrões e sistemas estabelecidos. Como resultado, a expectativa dirige-se para a ponderação e valorização da profissão de secretário escolar frente à gestão escolar.
Palavras-Chave: Secretário Escolar; Gestão Escolar; Valorização.
1- INTRODUÇÃO
Atualmente na escola todos os envolvidos são considerados agentes transformadores e sujeitos ativos no processo de gerência e organização, decompondo-se responsabilidades, conjugando-se empenhos, otimizando-se metodologias, através da idealização, execução e empenho contínuo em avaliar as ações desenvolvidas, caminhando para disseminar melhorias por toda a comunidade escolar, estabelecendo- adequadamente finalidades a serem adquiridas, resultando em uma gestão escolar consciente e eficaz.
A escola e a gestão escolar vivenciam constantes modificações, portanto faz-se indispensável o registro e documentação de todas as