Levantamento Ambiental: identificação dos meios físico, biótico e antrópico da área de influência direta e indireta
1 Introdução
Este trabalho apresenta as características exigíveis para a apresentação do levantamento ambiental dos meios físicos, biótico e antrópico da área de influência direta e indireta do projetoUrbanização, Regulamentação e Integração de Assentamentos Precários do município de Icó-Ceará. Apresentando a caracterização original das localidades dos Bairros Posto Continental, Posto Br e Posto Esso, como também na Vila três bodegas e o Distrito de Lima Campos, em termos de vegetação, topografia, hidrografia, geologia. Dentro do Termo de Referencia o qual abrange as localidades acima citadas, para definir indicações das áreas que sofreram intervenção ao longo do tempo, realizando a caracterização da situação atual em termo de uso e ocupação, deste modo indicando as ações prevista as quais devem deve ser compatíveis com vocação natural da área a ser caracterizada considerando os aspectos sociais e urbanísticos a fim de serem avaliadas e validadas diante das normas ambientais e urbanística dentro dos resultados esperados, de acordo com o município.
2 Desenvolvimento
O processo de crescimento acelerado e desordenado destaa localidades, principalmente por se tratarem de zonas periféricas, associado à falta de política habitacional adequada tem causado graves problemas sociais como a ocupação humana em encostas avaliadas como áreas de risco, expondo à população a diversos perigos destacando-se os riscos de deslizamentos.
Mesmo com o acompanhamento das ocupações das encostas pelo Poder Público, é frequente à ocorrência a ocupação nas áreas com risco de deslizamentos estes decorrentes da intensidade e duração das chuvas, lançamento de águas servidas, remoção da vegetação, cortes e aterros inadequados, deposição de lixo, entre outras causas. Para a convivência adequada em áreas sujeitas aos riscos de acidentes é importante à