tcc ciencias
Palavra câncer (karkinos) tem origem no grego, cujo significado é caranguejo. Possui este nome, pois as células afetadas atacam e se infiltram nas células normais como se fossem as garras de um caranguejo. Esta doença tem um período de evolução silenciosa e pode levar anos para ser descoberta. Atualmente, foram identificados mais de cem tipos, sendo que a maioria possui cura, desde que esta seja descoberta num estagio inicial e tratada de uma forma correta. ( INCA, 2012; ACS, 2011 ).
O câncer é uma alteração em que as células começam a se proliferar descontroladamente formando os tumores que invadem áreas adjacentes, corrente sanguíneas e órgãos. Estímulos como cigarro, infecções virais, radiação excessiva, produtos químicos e drogas podem levar ao acúmulo de alterações genéticas causando a doença. A predisposição genética familiar pode causar mudanças nos genes que têm a função de corrigir as alterações do material genético. Sendo assim o sistema de correção falhando gera um acúmulo de alterações que faz surgir o câncer. ( INCA, 2012 ).
O câncer geralmente tem classificação de acordo com o tecido de quais as células cancerígenas tiveram origem, sendo assim, com o tipo normal de célula com que mais se parecem. Para ter um diagnóstico de que um tumor é maligno ou benigno é necessário examinar o tecido canceroso através de uma biopsia, apesar de os próprios sintomas apresentados pelos pacientes muitas vezes serem indicações iniciais de um tumor.A maioria dos canceres podem ser tratados e alguns curados, dependendo do tipo específico, localização e estágio. Geralmente pode ser tratado com uma cirurgia, quimioterapia e radioterapia, as vezes com a combinação destes. ( BRASIL, 2007; INCA, 2007 ).
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, as estimativas para o ano de 2012 que serão válidas também para o ano de 2013, apontam a ocorrência de aproximadamente 385 mil casos novos, sem contar com os canceres de pele não melanoma,