GESTÃO DOS CONHECIMENTO
Aluno: Pedro
RESUMOS
Aula 2
Na segunda aula de Gestão do Conhecimento, foi possível aprender sobre as definições das metas do conhecimento (normativo – visão geral; estratégico – metas de LP e; operacional – implementar os programas estratégicos).
Entendemos então que, as metas (do conhecimento normativo) estão relacionadas à cultura empresarial direcionada a gestão do conhecimento, já em nível estratégico, vimos o foco na gestão de competências essenciais, ou seja, a empresa no intuito de se manter competitiva dentro do atual cenário econômico (flutuante) deve se preocupar em ter uma gama de colaboradores com competências essenciais (necessárias/fundamentais) e não só em produtos e clientes (como num paradigma fordista), já que mesmo na mutação do mercado as competências dos colaboradores fazem com que haja mudanças também internas e a empresa acaba por sentir menos a flutuação. Por fim, tomamos ciência da importância de transformar o nível estratégico em operacional, pois só dessa forma ele se tornará uma prática dentro da instituição.
Vimos também como se tornar visível os conhecimentos internos de uma empresa por meio da identificação dos conhecimentos, como no caso do benchmarking.
Na presente aula foram passados outros elementos teóricos de suma importância para a vida profissional, porém, elenquei esses como os que mais me chamaram a atenção.
Aula 3
A terceira aula inicia com uma revisão da segunda, após esse momento, foi possível conhecer sobre a etapa de aquisição do conhecimento, que inicialmente faz-se importante compreender que o conhecimento é um fator atrelado a um determinado espaço/tempo, ou seja, em cada momento e lugar ele terá uma formatação e aplicabilidade, nesse sentido, não é uma tarefa fácil a transferência de conhecimento, de qualquer forma, existe sim a possibilidade de se adquirir conhecimento (comprando, inclusive), como quando há a contratação de consultorias, novos