Administração Participativa
1 CONCEITO 2
CERTIFICADO DE QUALIDADE 2
2 OS PAPEIS DO EMPREENDEDOR 4
3 O EMPREENDEDOR BUSCA AJUDA ATRAVÉS DE SISTEMAS DE SUPORTE 7
4 O PLANO DE NEGÓCIOS 13
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
1 CONCEITO
A administração participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas, que valoriza sua capacidade de tomar decisões e resolver problemas, aprimorando a satisfação e a motivação no trabalho, contribuindo para o melhor desempenho e para a competitividade das organizações.
Esse método permite a manifestação dos funcionários em relação ao processo de administração da empresa de forma organizada e responsável, sempre contribuindo com suas experiências e conhecimentos, buscando sempre agregar mais valores às funções e pessoas dos quais participa.
Administar de forma participativa consiste em compartilhar as decisões que afetam a empresa, não apenas com funcionários, mas também com clientes ou usuários, fornecedores, e eventualmente distribuidores da organização. A meta da administração participativa é construir uma organização participativa em todas as interfaces.
No modelo participativo, predominam a liderença, a disciplina e a autonomia. Nas organizações que adotam esse modelo, as pessoas são responsáveis por seu próprio comportamento e desempenho.
Nas grandes empresas costuma ter o P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) o sistema que desenha o produto e projeta processo de fabricação.
Nesse inicio o empreendedor assume duas funções a de marketing e desenvolvimento do produto.
CERTIFICADO DE QUALIDADE
É fundamental ao processo produtivo e outros Antes era um diferencial e hoje tem se tornado requisito para venda e exportação.
A ISO — Internacional Organization for Standardization (Organização Internacional para a Padronização) — é um órgão normalizador com sede em Genebra, Suíça. Fundada em 1947. Ela é responsável pela ISO-9000 e por outros padrões internacionais de qualidade. No ano de 1987, a ISO criou as normas da série 9000,