trabalho Poluição
MEDIO AFONSO CLÁUDIO
CURSO TECNICO EM MEIO AMBIENTE
EFEITOS DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA PARA A SAÚDE PÚBLICA E PARA O ECOSSISTEMA
AFONSO CLÁUDIO
30 DE AGOSTO DE 2013
ADONES MANHONE D’ÁVILA
EFEITOS DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA PARA A SAÚDE PÚBLICA E PARA O ECOSSISTEMA
AFONSO CLÁUDIO
30 DE AGOSTO DE 2013
1 – INTRODUÇÃO
Neste conteúdo veremos o que é poluição atmosférica, os danos causados por ela, como ela prejudica a vida humana, animal e o planeta como um todo. Não deixando também de encontrar os principais causadores e o que precisamos fazer para minimizar este problema.
2 – PESQUISA
Efeitos da poluição atmosférica para saúde pública e para o ecossistema.
Considera-se poluente qualquer substância presente no ar que, pela sua concentração, possa torna-lo impróprio, nocivo ou ofensivo á saúde. Os poluentes atmosféricos existem sob a forma de gases e de partículas e podem ser naturais e artificiais, provenientes de fontes fixas (indústrias, usinas termoelétricas, incineradores de lixo, vulcões) e móveis (veículos automotores, trem, avião, embarcação marítima). Os poluentes são divididos em primários e secundários, Primários são aqueles liberados diretamente das fontes de emissão e os secundários são formados na atmosfera através de reações químicas entre poluentes primários e componentes naturais da atmosfera.
Materiais, animais, vegetais e pessoas podem ser indiscriminadamente molestados pelos efeitos de poluentes, quer direta ou indiretamente. Nos humanos, os poluentes atmosféricos gasosos ou particulados normalmente entram no organismo por via respiratória, afetando os pulmões e o trato respiratório. Nas plantas, os poluentes são absorvidos pelas folhas através dos estômatos, que permitem as trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente, alterando-se assim a fotossíntese. Nos