trabalho sobre poluicao
A quantidade de água potável também esta diminuindo drasticamente com o aumento da criação animal, precisamente no momento que os analistas chamam a atenção para o problema daescassez de água – possivelmente o problema ambiental número um deste novo século. Para produzir ½ kg de carne são necessários 9.463 litros de água, ao passo que para produzir a mesma quantidade de trigo, apenas 94 litros são utilizados.
Se o Brasil não tivesse água em abundância e fosse cobrado o valor pela água usada durante o processo de obtenção da carne, igual ao que acontece em outros paises, um quilo de carne custaria por volta de R$ 130,00.
Além disso, a indústria da carne polui a água mais do que todas as indústrias de outros ramos juntas, uma vez que os animais criados para abate produzem 130 vezes mais excrementos do que a populaçãohumana inteira. Para se ter uma idéia, um abatedouro suíno típico gera excrementos equivalentes a uma cidade com 12.000 habitantes.
Já se verificaram várias cenas pelo mundo, de desastres ecológicos em lagos e rios, onde milhares de peixes morrem e ficam boiando e apodrecendo na superfície.
Sem falar nos curtumes, que ao prepararem o couro para vestuários, derramam na natureza substâncias altamente tóxicas que podem além de contaminar rios e lagos, atingir os lençóis freáticos. Você já ouviu falar do Aqüífero do Guarani? Uma reserva de água sob nosso solo, uma grande riqueza para a vida no planeta, pode estar neste momento sendo contaminada sem percebermos.
A criação industrial de animais de abate usa 10 vezes mais água do que a usada para irrigação de legumes e cereais.
As águas pluviais altamente contaminadas vindas dos locais de criação e do esgoto dos matadouros são enormes fontes de poluição dos rios e córregos.
Rapidamente está se tornando aparente que os recursos de água doce deste planeta não só estão ficando contaminados, mas também estão se esgotando, e a indústria da carne é particularmente responsável por esta