Trabalho sobre poluição do ar, visual e sonora
O som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica; esta onda se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais - que têm massa e elasticidade, como os sólidos, líquidos ou gasosos, quer dizer, não se propaga no vácuo. Os sons naturais são, na sua maior parte, combinações de sinais, mas um som puro monotónico, representado por uma senóide pura, possui uma velocidade de oscilação ou frequência que se mede em hertz (Hz) e uma amplitude ou energia que se mede em décibeis. Os sons audíveis pelo ouvido humano têm uma freqüência entre 20 Hz e 20 kHz..Dentre os sons existe os naturais que são combinações de commponentes freqüênciais que formam uma emissão.
Aparelho Auditivo
Tradicionalmente, dá-se o nome de orelha (do latim: auricula) ou pavilhão auricular (ou pavilhão auditivo externo ou ainda ouvido) à parte externa cartilaginosa do aparelho auditivo, ligada diretamente ao canal do ouvido externo. No Brasil, orelha é o termo adotado para todo o aparelho auditivo. pavilhão auditivo, também conhecido como orelha e o conduto auditivo externo. A função principal do pavilhão auditivo é coletar sons, agindo como um funil e direcionando o som para o conduto auditivo. Outra função é a filtração do som, processo este que ajuda a localizar a origem dos sons que chegam ao individuo. Além disso, no caso dos humanos, o processo de filtração seleciona sons na faixa de freqüência da voz humana facilitando o entendimento. Já o conduto auditivo externo tem a função de transmitir os sons captados pela orelha para o tímpano além de servir de câmara de ressonância ampliando algumas freqüências de sons.
Ouvido médio
O ouvido médio é composto pelo tímpano, pelos ossículos (Martelo, Bigorna e Estribo). Os mamíferos são os únicos animais que possuem três ossos no ouvido, eles ligam o tímpano à parte interna do ouvido. O tímpano transmite a vibração do ar captada pela orelha para os ossículos que por sua vez vibram transmitindo suas vibrações à