Matemática com palitos de fosforos
O termo “poluição” refere-se à degradação do ambiente por um ou mais fatores prejudiciais à saúde deste. Ela pode ser causada pela liberação de matéria, e também de energia (luz, calor, som): os chamados poluentes.
Poluição sonora, térmica, atmosférica, por elementos radioativos, por substâncias não biodegradáveis, por derramamento de petróleo e por eutrofização, são alguns exemplos. 1
Poluição do ar:
A poluição do ar é resultado dos vários tipos e quantidades de poluentes que nele se encontram. É muito comum nas grandes cidades e afeta não só o homem, mas também as plantas e os animais. Os poluentes do ar são basicamente diferentes tipos de gases tóxicos e partículas sólidas. As principais fontes de poluição do ar são as indústrias, os motores dos carros e dos aviões e queima de lixo.
Vários tipos de moléstias crônicas dos pulmões (ataques de asma e bronquite) e reações alérgicas das vias respiratórias são causadas por gases tóxicos e partículas em suspensão. Para melhorar o ar que respiramos deve-se primeiramente haver uma conscientização global do problema, não basta apenas uma pessoa saber que queimar lixo polui o ar, por isso é extremamente importante que o mundo se torne mais consciente para o bem da vida, seja humana, animal ou vegetal.
Uma saída encontrada por países em desenvolvimento é a transformação do gás metano gerado da queima do lixo, em uma fonte de energia. Em contrapartida os países desenvolvidos pagam os chamados créditos de carbono, para que esses países continuem a produzir energia a partir da queima de lixo.2
Poluição da água
A poluição da água é a introdução de partículas estranhas ao ambiente natural, bem como induzir condições em um determinado curso ou corpo de água, direta ou indiretamente, sendo por isso potencialmente nocivos à fauna, flora, bem como populações humanas vizinhas a tal local ou que utilizem essa água.
Hoje em dia a poluição da água é questão a ser tratada em um contexto global. Considera-se que esta é