Jogos para deficientes visuais
Materiais:
01 quadrado de papelão,
01 folha para encapar o papelão (de sua escolha),
04 palitos de churrasco (quebre as pontas), cola, lixa de parede e uma tesoura.
Construção:
Encape o papelão com a folha de sua preferência (deixando um espaço na parte posterior (atrás do quadrado em forma de envelope, para guardar as peças após o término do jogo); cole os palitos 2 na vertical e 2 na horizontal (de modo que os 9 espaços formados tenham o mesmo tamanho); corte a lixa e faça 5 X e 5 círculos, ou 5 triângulos e 5 quadrados (as formas são de livre escolha do educador).
Prontinho! Aí está seu jogo da velha. Boa Sorte!
Jogo de Dominó
Materiais:
01 pedaço de velcro ou carpete,
24 retângulos de Eva
(do mesmo tamanho), ou
28 caixas de fósforos, bolinhas de isopor ou pequenos círculos de Eva, palitos de dente ou fósforos, cola quente, lixa de parede.
Construção:
Cole os palitos no meio do retângulo ou da caixa de fósforos cole os círculos ou as bolinhas de isopor no lugar formando os naipes; cole a lixa na parte de baixo de cada peça (para evitar que as peças corram do local) ao serem tateadas.
Forre o pedaço de velcro ou o pedaço de carpete, e podem jogar sobre ele.
Aí está seu jogo de dominó. Boa Sorte!
Esses jogos são ótimos recursos, como auxilio na interatividade e nas aprendizagens que exigem concentração, coordenação motora e raciocínio lógico, como nas disciplinas de matemática, física, geometria etc.
Os jogos proporcionam uma aprendizagem prazerosa e descontraída, porque os educandos vêem como uma brincadeira ou gincana entre equipes. Deixando a preocupação do compromisso de acertar a atividade proposta, ou seja, aprender dentro de um contexto ou prazo