Os sete processos mentais básicos
CORRESPONDÊNCIA
É um processo mental fundamental para a construção dos conceitos de números e das quatro operações. Grande parte das dificuldades que as crianças apresentam, na aprendizagem inicial da aritmética, deve-se ao fato de elas não terem compreendido o processo de correspondência em toda sua abrangência.
A fim de facilitar a compreensão desse processo, a correspondência deve ser abordada por etapas. Elas são quatro, com objetivos bem distintos e que visam favorecer:
A)- A percepção visual direta, apresentando uma disposição espacial que ressalta a correspondência ótica, visual, de elemento para elemento.
B)- a percepção visual indireta, pois a disposição espacial dos elementos de um conjunto é diferente da disposição espacial dos elementos do outro conjunto.
C)- A percepção da correspondência de um elemento de um conjunto, com vários elementos de outro conjunto, e vice-versa.
Exemplo: dados dois palhaços, dois chapéus, quatro sapatos e oito botões as crianças devem dar a cada palhaço um chapéu, dois sapatos e quatro botões.
D)- associação de uma mesma idéia presente em dois objetos diferentes.
Exemplo: um cartela com os desenhos de martelo, trem, escova de dente, pé e árvore e outra cartela com os desenhos prego, folha, bota, trilhos e tubo de pasta de dente.
Essas atividades são básicas para as futuras atividades visando a compreensão de que dez unidades correspondem a uma dezena, que 1000 possui 10 centenas e igualmente para compreender por que, em 11, os algarismos iguais possuem significados distintos e, ainda por que 17+ 17.+17 equivale a 3x 17.
A criança aprende a correspondência quando entende que um copo pode ser simbolizado por um numero, logo, podemos transformar tudo em números, ou mesmo quando conseguimos relacionar objetos que separadamente são diferentes, mas que em algum contexto podem estar ligados de forma correta.
Atividades propostas:
Mamãe e