Gestão do terceiro setor
O nascimento da Era Moderna pode ser compreendido por alguns autores pelo período do século XV e XVI, ou com o Renascimento, ou ainda apenas no século XVIII quando a filosofia do Iluminismo, a Revolução Francesa e o início da industrialização abalaram as relações políticas, econômicas e sociais. As inovações artísticas e científicas, que se iniciaram com o Renascimento italiano, terão sua expressão final e aprimorada apresentada no Iluminismo, exemplos seguidos pelas ciências naturais que iniciaram a reflexão sobre seus conceitos fundamentais com Galileu e atingiram sua formulação teórica e metodológica com Newton alcançando sua expressão formal na primeira metade do século XIX. Desenvolvimento similar é verificado com o processo de produção, assimilação e desenvolvimento tecnológico que surge com as grandes navegações e alcança sua maturidade como inicio da industrialização.
Esse conjunto de transformações, que se desenvolveu com rapidez crescente, a partir do inicio de ruptura com os dogmas e as crenças religiosas, foi descrito como o momento em que “o homem tem coragem de servir-se de seu próprio entendimento”.
O movimento da Reforma Protestante apresentava-se como elementos inovadores.
A expansão marítima colocou o europeu diante de povos e culturas estranhamente novos.
Eventos políticos e sociais do final do século XVIII estabeleceram a sociedade moderna, responsável pela criação do Estado-Nação, da divisão social e da técnica do trabalho e do colonialismo, que consolidaram politicamente o século XIX.
O Antigo Regime, que restringia as tarefas administrativas, fiscais, legais e militares aos diferentes estamentos privilegiados da nobreza e do clero, deveria fatalmente ser substituído por uma nova estrutura estatal. Uma nova articulação política desenvolveu-se e amadureceu com a Revolução Francesa, apresentando-se como o Estado Moderno, propulsor do desenvolvimento econômico e responsável pela ordenação do