Critica
[pic]
Prof.ª Sandra Henriques
Aluno Paulo Cesar Souza Dias
Ra 1299167178 - 1º NA
Curso Matemática
Santo Andre , 26 de agosto de 2012.
Pedagogia da autonomia:
Saberes necessários a pratica educativa.
Paulo Freire
Introdução
Não há Docência sem discência. Ensinar exige pesquisa , respeito ao saberes dos educandos.
Criatividade, estética e ética. Ensinar exige reflexão critica sobre a pratica. Risco, aceitação do novo, e rejeição a qualquer forma de discriminação.
Ensinar não é transferir conhecimento, exige consciência do inacabamento, do bom senso, alegria e esperança.
Ensinar exige apreensão da realidade, curiosidade, e a convicção de que a mudança é possível.
Ensinar é uma especificidade humana, exige segurança, competência profissional e generosidade , exige comprometimento, liberdade e autoridade.
Ensinar exige reconhecer que a Educação é ideológica, e exige querer bem os educandos e compreender que educação é uma forma de intervenção no Mundo.
Pedagogia da autonomia
Paulo Freire
No livro Paulo Freire , em sua analise sobre a forma educacional e da pratica pedagógica do professor em relação a autonomia de ser e do saber do educando. Ele diz que deve haver um respeito ao conhecimento que o aluno traz consigo, pois ele é uma parte social e histórica, que detêm conhecimento de uso e costume que adquirem no processo de criação no meio social onde vive.
Educar e ter a compreensão de que formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de suas destrezas, Define que o educador deve ter uma postura ética, que ele o chama de " ética universal do ser humano, que é essencial para um bom trabalho educacional".
Em sua reflexão menciona itens que considera fundamentais a pratica da educação, quando diz que " não ha docência sem discência ", pois quem ensina aprende ao ensinar, e quem