Gestão do relacionamento na scm
Data da Aula: 01/11/2012
Módulo: Importância do SCM para a competitividade na Logística
Professor: André Pelarin
Pólo: Petrópolis
Atividade: Aula atividade
1 Inicialmente a origem partiu da logística e da logística integrada, que explorava conceitos sobre materiais e distribuição física, relacionando, desse modo, conceitos de planejamento.
2 As ferramentas e técnicas da qualidade auxiliam por meio de técnicas e procedimentos para qualidade, a produtividade, a redução de custos e competitividade nas empresas.
3 No SCM a informação é uma das ferramentas mais importantes no processo. Com ela é feita analises em acuracidade de inventário, prazo de entrega de pedidos, nível de atendimento a clientes. E para essas informações serem sucintas e rápidas, a Tecnologia da informação é responsável por unir todos os pontos do processo com o intuito de unir e informatizar todas as atividades do processo. Assim gerando relatórios e agilizando as tomadas de decisões.
4 O principal fator que define a busca pela competitividade é quando as estratégias estão alinhadas, ou seja, a cadeia de suprimentos e a estratégia focam em compatibilizar as prioridades dos clientes, habilidades da própria cadeia de suprimentos de ser altamente flexível e responsiva.
5 Algumas dificuldades de implementar o SCM é o envolvimento das empresas e a confiança entre seus fornecedores para implementação das relações.
6 Há sim a percepção da utilização do SCM dentro do processo da empresa. Assim como na multinacional Carl Zeiss Vision, onde há especificamente o departamento de Supply Chain, onde há todo o gerenciamento de estoques, planejamento de produção e compra e da logística nacional e internacional. Como também na rede de Supermercados GreenFruit, onde não há um departamento específico, porém há responsáveis do controle e abastecimento de estoque, compra de produtos e distribuição de produtos e arrumação dentro da loja.
7 A implantação no inicio em que