Biografia
Sua carreira política começou em 1936, quando elegeu-se para a Câmara de Nova Iguaçu, cumprindo mandato até a decretação do Estado Novo. Em 1945, filiou-se à União Democrática Nacional, elegendo-se deputado na Assembléia Constituinte estadual em 1947, fazendo oposição ao pessedista Amaral Peixoto. Eleito em 1950 para a Câmara dos Deputados novamente pela UDN, com a quarta maior votação do Estado, incorporou definitivamente a imagem de líder carismático dos migrantes nordestinos, empunhando sua metralhadora e envergando uma enigmática capa preta.
Em 1954 fundou o jornal “Luta Democrática”, obtendo nas eleições daquele ano a maior votação para deputado federal do estado. Novamente eleito em 1958 com a maior votação do Estado, candidatou-se dois anos depois ao governo da Guanabara na legenda do Partido Social Trabalhista (PST), sendo o terceiro mais votado. Derrotado no pleito para o governo do estado do Rio de Janeiro, elegeu-se novamente em 1962 para a Câmara, onde permaneceu até sua cassação, em junho de 1964.
Durante os primeiros dias do golpe militar de abril 1964, abrigou em sua Fortaleza, erguida na Avenida Presidente Kennedy, no centro da