Leitura e produto de texto
É Comum vermos o meio logístico do varejo (operadores, armazenadores e transportadores) se autodenominar empresas de SCM confundido a atividade de movimentar cargas. Atingir os indicadores que normalmente estão estabelecidos em contrato, é pura simplesmente cumprir o prometido.
O conceito de Supply Chain Management (SCM)
A gestão da cadeia de suprimentos (SCM) ainda é confundida com o conceito de Gestão da Logística isto ocorre com consultores, nas empresas por profissionais e em alguns meios acadêmicos. Em 1998, o Council of Logistics Management (CLM), desde 2005 denominado Council off Supply Chain Management Professionals (CSMPs), definiu a gestão da logística como: é a parte do gerenciamento da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo bidirecional e a armazenagem de forma eficiente e eficaz, de bens, serviços e informações relacionadas entre o ponto de origem e de consumo, a fim de atender aos requisitos dos clientes. A gestão da logística é somente uma parte (importante), SCM não são sinônimos. O gerenciamento da cadeia de suprimentos engloba o planejamento e a gestão de todas as atividades envolvidas no fornecimento e aquisição, conversão e todas as atividades de gestão da logística. O gerenciamento da cadeia de suprimentos integra a oferta e a gestão da demanda dentro e entre empresas. Para Fleury o SCM pode ser definido como esforço de integração dos diversos participantes do canal de distribuição através da administração compartilhada de processos-chave de negócios que interligam as diversas unidades organizacionais.
Gerenciamento da cadeia de suprimento é 90% relacionamento e 10% gestão de indicadores.
Um processo curto ou bastante extenso, estratégias utilizadas pelas empresas para fazer com que o bem chegue às mãos dos clientes e