Projeto didático
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO
COORDENAÇÃO DOS ANOS/SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
IGARAPÉ-MIRI/ 2011
NARRATIVAS LITERÁRIAS:
LENDAS
Público-Alvo: Alunos dos Anos/ Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Temas Transversais: Pluralidade Cultural
Tempo de Duração: 4 meses
Fontes de Informação: Livros, revistas,CD-ROM, Internet, contadores de histórias da comunidade.
Colaboradores: Bibliotecas, escritores e contadores de histórias.
JUSTIFICATIVA
Com tantos livros de literatura infanto-juvenil, como eleger quais os melhores e mais importantes para envolver as crianças no universo literário? Uma grande parte desses livros possui pouca substância, sendo difícil extrair grandes significados. O ato de ler fica sem sentido quando o que se aprendeu a ler não acrescenta nada de importante para nossas vidas. A idéia, portanto, é simples: a promessa de que a leitura enriquece, a vida fica vazia se as histórias que lemos ou escutamos são ocas.
Até aqui, procuramos chamar atenção para a qualidade do texto que o professor deve eleger para trabalhar com seus alunos. Lendas, por exemplo, têm existência secular e, por isso, valor histórico. Unem gerações e povos distantes no tempo e no espaço e são observadas em diferentes culturas. Apresentam riqueza na construção de seus textos, o que pode ser constatado se tivermos o cuidado de escolher boas versões produzidas por editoras que se preocupam, de fato, com a qualidade literária. Há também outras questões importantes que diz respeito ao conteúdo das lendas: lidam com problemas humanos e universais, além disso, nos ajudam a lembrar de uma coisa muito esquecida: a magia de contar e ouvir histórias.
As lendas tratam sobre a origem de diferentes seres e fenômenos, do homem e do universo.
Abordam questões que afligiam o homem, o qual, ao tentar respondê-las, produziu essas histórias. Nas lendas, no início do texto, podemos encontrar: “Antigamente...”,