Gestão do conhecimento
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.
Disciplina de Gestão do Conhecimento
Rio Verde de Mato Grosso – MS
Novembro/2012
Introdução
Ao longo desse trabalho iremos abordar os assuntos relacionados a gestão do conhecimento e demostrar sua primordial importância para o sucesso da empresas em nossos dias atuais.
As organizações estão voltadas para a gestão de pessoas que passam por grandes transformações, causadas por mudanças na organização do trabalho, no relacionamento entre as organizações e pessoas, no modo pela qual encaram sua relação com o trabalho e o comportamento do mercado de trabalho através da competividade.
Considerando-se que a sustentabilidade dos negócios passam pela criação e gestão do conhecimento e sua interface com gestão de pessoas, dessa forma fazendo, com que haja uma aprendizagem contínua, valorizando o desempenho organizacional;
Gestão do Conhecimento
A Gestão do Conhecimento pode ser vista como um conjunto de processos que governa a criação, disseminação e utilização do conhecimento para atingir plenamente os objetivos da organização. ( Davenport & Prusak).
Informações são dados dotados de relevância e propósito. Conversão de dados em imformações, portanto, exigem conhecimento.
A Gestão do conhecimento possui três pilares, ou pode ser chamada de três C`s que compreendem: Consultar, compartilhar e colaborar.
Esses três pilares atuam de maneira transversal, exigindo a atuação em três dimensões: ferramentas ( ou mecanismos), cultura e capital humano. ( Peter Drucker ).
Apesar de Davenport e Peter Drucker serem atores distintos, há um encontro entre as informações e conceitos apresentados por eles. Apesar de tudo, enquanto Davenport acredita ser um conjunto de processos a partir da criação, disseminação e utilização, Peter Drucker afirma que além destes passos a gestão do conhecimento possui três pilares: Consultar, compartilhar e colaborar, formando então a busca pela teoria e