Gestão do conhecimento
De acordo com a situação que nos foi apresentada, concluímos que o principal problema é a falha na percepção e na ação do gestor em relação às competências dos funcionários, pois é neste ponto a empresa está tendo conflitos e sofrendo resistências em transmitir conhecimentos adequados aos funcionários em suas respectivas funções. Para tratar essa situação, pesquisamos assuntos relacionados a Gestão do conhecimento e relacionados as mesmas.
2- Conceitos relevantes
Webster (1981, p. 63) define competência como: “qualidade ou estado de ser funcionalmente adequado ou ter suficiente conhecimento, julgamento, habilidades ou força para uma determinada tarefa”. Se você realiza uma tarefa de uma forma boa, mostrando seu conhecimento, você será considerada uma pessoa competente. As empresas buscam a competência em cima de três critérios: oferecer reais benefícios aos consumidores, ser difícil de imitar e prover acesso a diferentes mercados. Para uma empresa ser competente, ela não precisa dominar perfeitamente a combinação de todos os fatores, o que claro o torna muito competente, mas basta que tenha um conhecimento profundo em determinada área isolada. (FLEURY; FLEURY, 2000).
Competência organizacional é o resultado de uma combinação estratégica de recursos, habilidade e processos organizacionais, os quais são orientados e integrados para o atendimento de uma ou mais necessidades de clientes; e que; em virtude de suas propriedades únicas, contribui de forma relevante para a geração de valor e para a formação de vantagem competitiva sustentável. (HANASHIRO; TEIXEIRA; ZACCARELLI, 2008).
Segundo Rua, a competência gerencial é a capacidade de mobilizar, integrar e transferir conhecimentos, habilidades e atributos a fim de atingir ou superar desempenhos configurados nas atribuições, processo esse que se consolida apenas em situação de trabalho. (RUAS, 2000)
Entendemos que o termo competência gerencial cabe apenas quando o