Além da sala de aula
Baseado em um história real, "Além da Sala de Aula" conta a história do primeiro emprego da professora Stacey Bess (que sempre sonhou em ser professora) que aceita a vaga de professora temporária de uma escola (que nem nome tem) mas não sabia exatamente que referia-se a um abrigo, uma sala de aula improvisada para crianças de famílias sem teto nos Estados Unidos, impedidas de se matricularem na escola regular. A escola é um depósito improvisado. As famílias vivem em alojamentos, trailers ou até mesmo em carros. Crianças com fome e com várias idades, falta de livros e carteiras em condições precárias são dificuldades enfrentadas pela professora. Bess, mãe de duas crianças e descobre que está grávida do terceiro filho.
Quando se depara com o ambiente, Bess pensa em desistir pois a visão que tinha do ambiente escolar é completamente diferente do que está vivendo. Mas o que faz com que persista é não querer demonstrar aos seus filhos que desiste dos desafios.
Assim então passa a receber incentivo do seu marido Greg Bess, e resolve mudar o ambiente da sala de aula (o que me fez lembrar da teoria Rogerianas, que é ter um clima favorável à aprendizagem, um clima emocional, atmosfera boa na sala de aula tanto para os alunos, como pra ela também). As mudanças aconteceram no final de semana, os pais dos alunos perceberam o que a professora estava fazendo e conscientizaram-se e ofereçam ajuda.
Ela utiliza o método de aprendizagem por motivação, que é estimular os alunos a querer aprender, a tentar fazer do lugar que estão aprendendo um ambiente só dele, e que ali coisas boas acontecem, Bess assim cria condições para ter recursos para aprendizagem. Bess sempre foi autêntica com seus alunos.
Ela ainda sim tenta recursos com os fundadores melhorar a escola, e fica surpreendida ao saber que os próprios nunca visitaram o abrigo. Após mostrar os presentes que ganhava dos alunos, dias depois recebeu materiais necessários para uma escola. A estrutura