Além da sala de aula
Fundamentos da Educação ll
Além da sala de aula
O filme retrata fatos que ainda vemos atualmente, e isso mexe profundamente com todos nós que somos ligados com a educação.
Crianças que vão às escolas com fome, sem condição higiênica, com idades diferentes, a escola com falta de materiais adequados, desde de livros, de mesas e muitas vezes até sem piso. Essas são as dificuldades enfrentadas por muitos educadores hoje do qual também tentam muitas vezes sensibilizar as autoridades para intervirem nessa situação.
No filme, a professora age independentemente para que a situação da educação básica seja revista. Não sabemos bem ao certo que essa seja a melhor maneira de resolver as coisas, mas o fato é que, impossível não aprovar a sua atitude, e refletir sobre a situação de crianças que nesse momento passam pelo mesmo descaso.
Enfrentamos desafios ao longo de nosso trajeto, mas o inicio nos traz muita responsabilidade, para resolver coisas que podem vir ao nosso encontro, assim como: desestruturação familiar, pais desinteressados e alunos desmotivados, mas com dedicação e muito amor as coisas entram nos eixos, pois esse comprometimento com a educação é que faz toda a diferença.
Eu também procuraria buscar melhoras para os alunos, não poderia aceitar aquela situação e seguir em frente. A educação nos exige condições, e sem isso é complicado trabalhar, nos vemos em situações de mudanças.
Se eu estivesse numa situação assim e pudesse colaborar como pedagoga para ajudar a professora, compartilharia com ela as minhas ideias, trocava experiências, tentaria compreender o meio social, família e principalmente tentaria entender a realidade de cada criança para melhor poder ajuda-los.
Compreendo que é preciso os profissionais de educação estarem em constante formação, pois tanto o professor como o aluno, é que ocupam o espaço de aula, e são eles que lidam no seu cotidiano com o aprender/ensinar e todos as travessas para se