Gestão do conhecimento
Atividade de Autodesenvolvimento Gestão do Conhecimento
Aula tema 3: Teoria da Criação do Conhecimento Geral
Quais dificuldades as empresas brasileiras enfrentam para a criação de conhecimento novo?
Entre várias dificuldades a maior delas é quebrar paradigmas ultrapassados de empresas conservadoras, empregadores que vivem em culturas estagnadas sem uma visão sistêmica aberta para inovar sua organização, é preciso que adotem práticas de aprendizado contínuo, mantendo um ambiente aberto à criatividade e a contribuição espontânea. O medo de inovar faz com que os próprios colaboradores resista a mudanças, o que dificulta toda a proposta na GC.
A grande maioria das empresas brasileiras, tradicionalmente não investem em atividades intensiva em conhecimento e em atividades cujo retorno é incerto mas, potencialmente, muito alto.
No Brasil o nível de capacitação digital é menor do que em outros países avançados.
Aprender e gerar novos conhecimentos úteis e estratégicos demanda tempo, mas as organizações demandam resultados no curto-prazo. Necessita de compartilhamento, mas não pode ser dependente de atitudes altruísticas.
Ainda como exemplo das dificuldades, a baixa compreensão geral do que gera valor na Era da Informação, do Conhecimento e dos Intangíveis.
Nos tempos atuais a gestão do conhecimento tem se tornado fundamental, seu foco é o conhecimento e não simplesmente a informação, isso significa desenvolver vantagens competitivas e duradouras em um mercado que inova quase que diariamente, trabalhando tanto com gestão de informações, quanto com gestão de aprendizado e planejamento estratégico.
Fontes pesquisadas:
O que é gestão do conhecimento? http://kmgoldman.blogspot.com.br/2007/08/entrevista-do-heitor-pereira.html Gestão do Conhecimento no Brasil: Cenário Atual e Perspectivas Futuras