Gestão do conhecimento
Dentre os fatores que mudaram o foco de uma sociedade industrial para a sociedade do conhecimento, podemos destacar desde transformações na economia e valor dos ativos mais significativos, até no perfil exigido do funcionário e sua empregabilidade. Como relatam Sveiby (1998) e Stewart (2002), as organizações do conhecimento são aquelas que contam com uma estrutura focada no conhecimento e não no capital; aquelas cujos ativos intangíveis são muito mais valiosos do que seus ativos tangíveis; cujos trabalhadores são profissionais altamente qualificados e com alto grau de escolaridade.
2. Cite exemplos de como o conhecimento passou a ser tratado como estratégia organizacional a partir de 1990.
A partir dos anos 90, a gestão do conhecimento passou a ser tratada como estratégia Organizacional pelas empresas, por vários motivos, dentre eles: a globalização, a necessidade de novos formatos de organização, etc..
Como exemplo disso, temos, citado por Grotto (2001), em 1999 , quando a Ford comprou a divisão de carros da Volvo por US$ 6,45 bilhões. Na mesma época, a Yahoo! comprou a GeoCities por US$ 4,58 bilhões e, embora os valores envolvidos sejam parecidos, as características de cada organização negociada são muito diferentes. Enquanto a compra da Ford envolveu uma organização tradicional e de bens tangíveis, a compra da Yahoo! envolveu uma organização conhecida apenas por usuários da Internet e com bens intangíveis. Assim, constatou-se, também, um novo paradigma na área de aquisição e fusão de organizações.
3. Qual o papel dos ativos intangíveis na nova economia?
Constatado que as organizações dependem do conhecimento e tem nele o seu maior valor, o gerenciamento dos ativos intangíveis vem ganhando destaque. Os ativos intangíveis proporcionam benefícios econômicos, são eles a competência dos gerentes, relações com os clientes,