Gestão do Conhecimento
Francisoco Lacombe
Gilberto Heilborn
Admnistração
1. Gestão do conhecimento: conceitos fundamentais 1. 1 Era do conhecimento — capital intelectual
Nos dias de hoje, com a velocidade das mudanças cada vez maior, o conhecimento torna-se a principal vantagem competitiva da organização. Saber como administrar o conhecimento é crítico para o êxito e sobrevivência do negócio'. A maior parte do conhecimento das organizações está na mente das pessoas que as compõem. Por isso, as pessoas com maior qualificação são mais valorizadas. O que uma organização e seus empregados sabem está no cerne da sua forma de atuação2.
O capital intelectual é a soma dos conhecimentos, informações, propriedade intelectual e experiência de todos em uma empresa, que podem ser utilizados para gerar riqueza e vantagem competitiva. Ao contrário de ativos como imóveis, fábricas, equipamento e dinheiro, o capital intelectual é intangível. E ele quem permite que a empresa reaja mais rápido que a concorrência; que lance novos produtos; que antecipe as necessidades do mercado. O capital intelectual é como uma rede eletrônica que transporta informação na empresa à velocidade da luz. Um de seus pressupostos é a cooperação — o aprendizado compartilhado — entre a empresa e seus clientes, que forja uma ligação entre eles, trazendo, com frequência, o cliente de volta.
Já deixamos para trás o mundo das riquezas físicas. Hoje, a riqueza é produto do conhecimento e da informação — não apenas o conhecimento científico, mas a notícia, a opinião, a diversão, a comunicação e o serviço —, matérias-primas básicas e os produtos mais importantes da economia.
Parte da diferença entre o valor de mercado do total das ações de uma empresa e o seu valor contábil pode ser explicada pElos ativos intangíveis, constituídos em boa parte por conhecimento. Em algumas empresas, os ativos intangíveis superam os tangíveis. Ativo intangível é um ativo que não tem substância física, mas