gestão do conhecimento
Curso: Administração de Empresas Disciplina: Gestão da Informação
Gestão do Conhecimento
Alunos:
Alessandro Ferreira
Danilo Ricardo
Danilo César
Ismael Anderson
José Fernando
Ludmila Matos
Paulo Vinicius
Thiago Jacob
Maio/2013 A era do conhecimento e inovação tornou o ambiente organizacional um novo desafio para a estratégia dos negócios, fazendo com que houvesse, por parte dos gestores, uma maior preocupação em seus planejamentos, de modo que o conhecimento adquirido pela organização possa se tornar vantagem competitiva na aplicação de um novo ambiente inovador. Inovação, conhecimento e capital intelectual, são aspectos que uma gestão moderna não pode desconsiderar. O termo “Gestão do Conhecimento” provém do inglês “Knowledge Management”, é uma disciplina que tem suscitado cada vez mais atenção nas últimas décadas, tendo originado inúmeros trabalhos de investigação e investimentos cada vez mais significativos por parte das organizações que reconhecem a sua crescente importância.
O cenário organizacional em nível mundial, sem dúvida nenhuma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças fizeram com que as empresas, de uma forma geral, precisassem adequar a sua forma de atuação, no intuito de se manterem competitivas em seu mercado e flexíveis com as novas regras mercadológicas a serem seguidas. Apenas com o entendimento claro destas novas exigências de mercado, uma organização poderá tomar ações corretas e eficientes para seu crescimento.
A grande mudança à qual as empresas têm que se submeter para continuarem competitivas diz respeito à maior rapidez com que suas atividades devem ser desenvolvidas. Esta questão se deve, principalmente, ao fato de elas terem passado a ter maiores preocupações com relação a seus parceiros e clientes.
De tempos em tempos, mudanças sensíveis na cultura empresarial acontecem e causam impactos diretos nos negócios. Foi-se o