portfolio
Se pararmos para observar, a existência de uma organização somente se faz baseada no principio estabelecido pela comunicação entre seus colaboradores, criando e envolvendo equipes de trabalho com metas e ambições pré-estabelecidas. Nesse caso, ela é exercida de maneira interna, mantendo o fluxo das informações de interesse pela Companhia. Quando bem estabelecida, alcança o sucesso almejado pela empresa.
É possível observar o processo de comunicação da organização dentro do próprio texto disponibilizado: “Existe uma interação estreita e constante entre a equipe de comunicação e outras áreas da companhia, como a de relações de investidores. Cerca de uma semana antes da divulgação trimestral do balanço, a diretoria de comunicação, o presidente da petroquímica, o vice-presidente financeiro e os diretores de relações de investidores se reúnem para alinhar as principais mensagens, discutir o que deve ser reforçado entre analistas de mercado e imprensa e avaliar eventuais vulnerabilidades e o que pode ser feito para responder a questionamentos. Para obter um alinhamento mais preciso, são feitos dois encontros antes do anúncio dos resultados”.
A partir do parágrafo acima vemos o fornecimento da informação para os investidores, ampliando a base acionária, identificando os investidores mais adequados ao perfil da companhia, moldando a mensagem da empresa de uma forma que transpareça seu valor ao mercado, além de enviar informações qualificadas sobre as respostas obtidas para a alta administração.
1.1 FERRAMENTA DE GESTÃO
Dentre as diversas ferramentas de gestão, uma que permite uma organização e análise do ambiente externo e interno é a do Planejamento Estratégico. O taylorismo e o fordismo mudaram completamente a forma de produção capitalista fragmentada para a produção em série, com um planejamento sistemático do processo de trabalho para adaptar o homem a esse processo. Todavia, em razão de o planejamento estratégico se tratar de uma