lascaux
Situada a meia-encosta, no flanco de uma colina calcária que domina a margem esquerda do rio Vézère, a gruta de Lascaux encontra-se a cerca de 2 km da vila de Montignac, no departamento da Dordogne, no Sudoeste de França.
À semelhança de Altamira (Cantábria, Espanha), com quem disputa a primazia de local mais emblemático da expressão artística do Homem do Paleolítico Superior, também a gruta de Lascaux corresponde, por comparação com outras, a uma cavidade natural de dimensões relativamente reduzidas, não excedendo a sua extensão de 250m e o seu desnível máximo de 30m.
A entrada seria inicialmente marcada pela existência de um pequeno talude que, durante milhares de anos, foi sendo progressivamente colmatado por sucessivos derrubes do tecto da própria gruta e pela acumulação de sedimentos registada na encosta onde a cavidade se abre. A entrada actual corresponde, sensivelmente, à abertura primitiva da gruta, uma vez desobstruída, tendo sido apenas introduzida uma pequena alteração, representada por uma ligeiro aumento da altura primitiva, necessário à instalação dos equipamentos de filtragem do ar.