Gestão do Conhecimento
A Abordagem de Olympus à Gestão do Conhecimento Global na Indústria de Câmeras Fotográficas.
(Yoko Ishikura)
A Concorrência Global entre empresas poderosas é uma realidade em muitas Indústrias do mundo “sem fronteiras” atual. As fronteiras nacionais, de indústrias e entre as empresas tem diminuído muito quando se trata de concorrência e de vantagem competitiva. A todo o momento em qualquer lugar do mundo os clientes podem comprar produtos e acessar informações. Os concorrentes emergem de regiões e Indústrias mais imprevisíveis e muitas empresas competem em Indústrias convergentes (telecomunicações, computadores e eletrônicos), e com isso enfrentam concorrentes de uma grande variedade de Indústrias.
Em todos os lugares as alianças estratégicas são estabelecidas e atividades da cadeia de valores são terceirizadas com mudanças feitas em base semanal. Neste mundo de concorrências sem fronteiras, as atividades das empresas não são concentradas com cadeias de valor em um só lugar, mas sim em todo o mundo.
A economia baseada no conhecimento e o conhecimento como armam de competitividade ganharam importância, pois o valor é encontrado mais no intangível do que no tangível. O patrimônio indispensável pelas empresas de hoje não é a fábrica e o equipamento, mas sim o conhecimento acumulado e as pessoas que possuem.
Como administrar o conhecimento para adquirir e manter a vantagem competitiva tornou-se um foco central de estratégia de concorrência em muitas Indústrias. Os aspectos de definição do conhecimento, categorização por tipo e desenvolvimento da estrutura para a gestão do conhecimento tem sido cada vez mais buscados e vem avançando nos últimos anos. Apesar disso poucos vínculos têm sido estabelecidos entre a competição global e a gestão do conhecimento.
O Capítulo 7 irá abordar o aspecto da gestão do conhecimento na Indústria Global, usando o caso do desenvolvimento da câmera fotográfica digital na Olympus Co.