Gestão do conhecimento
Anhanguera – Roseira
CURSO : ADMINISTRAÇÃO
ATPS – TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Professora: Profª. Ma. Renata Machado Garcia Dalpiaz
Tutor Presencial: Nelson A. Coelho Pereira Roseira, 14 de junho de 2012
O conhecimento possibilita uma maior compreensão de como lidar com os conflitos, as turbulências e os paradoxos que as empresas necessitam de um novo paradigma, ou ainda, que a gestão do conhecimento é a capacidade da empresa de identificar e transmitir conhecimentos relevantes aos seus funcionários criando possibilidades para que este conhecimento seja efetivamente aplicado em favor do desenvolvimento de vantagens competitivas para a empresa.
A globalização é fato consumado e nada é capaz de detê-la. Mudam-se os costumes e hábitos e o mundo torna-se um grande mercado consumidor. As empresas não têm mais nacionalidade. As sociações e fusões acontecem todos os dias, com o objetivo de oferecerem novos patamares de preços. A passagem e a Sociedade do Conhecimento elevaram o paradoxo, de algo a ser eliminado e evitado, para algo ser aceito e cultivado. A competição cada vez mais presente na arena dos negócios, antes regional e próxima, agora é profissional e global.
O conhecimento ainda pode ser dividido em dois grupos, o tácito e o explícito. O conhecimento explícito é aquele que pode ser exteriorizado através da linguagem formal e que se encontra expresso na forma de manuais, instruções, expressões matemáticas e etc. Já o conhecimento tácito é mais difícil de ser compartilhado, pois está incorporado à experiência pessoal e dependem de fatores intangíveis como valores e crenças individuais. A gestão do conhecimento leva as organizações a atuar de forma mais segura e eficiente, pois garante a transmissão e a aplicação dos