Resumo livro a meta
Uma das frases que no livro aparece de uma forma destacada é a ‘‘Todas as vezes que um gargalo termina uma peça vocês estao tornando possível a esxpediçao de um produto acabado’’(Goldratt, 1997, p.180).
Devem fazer que os gargalos trabalhem somente no que traz benefícios para o ganho de hoje, foi dito por Jonah, esta é uma maneira de tornar amplo e aumentar a capacidade dos gargalo, outra maneira é remover a carga dos cargalos onde passaram para os não gargalos.
O planejamento do fluxo de produção é desenvolvido tendo como foco principal as restrições físicas que existem no processo produtivo, o que permite a redução do inventario sem perda do ganho ou aumento de despesas operacionais. Uma técnica da combinçao da procuçao é chamada tambor-pulmao-corda que forma um ritmo a toda linha de produção.
Tambor é o principal recurso, pois ele gerencia o ritmo de toda a produção.
Pulmão é onde fica armazenado o estoque , temporariamente colocados de forma estratégica para um abastecimento contínuo e eficiente.
Corda é o que liga a produção, estão todos inter-ligados para que a produção possa ser feita corretamente seguindo o ritmo determinado pelo tambor.
A palavra chave deixa de ser gargalo e passa a ser restrição segundo Goldratt, na qual é definida como qualquer coisa que limita o sistema na procura de atingir sua meta prevista. A unidade de Alex Rogo terminou o prazo com resultados inesperados, o atraso de entrega dos pedidos desapareceu, porem o serviço proporcionado ao cliente havia melhorado de forma