GESTÃO DO CONHECIMENTO
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PÓLO GUAICURUS
CIÊNCIAS CONTABEIS
GESTÃO DO CONHECIMENTO
ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CAMPO GRANDE, MS.
JUNHO / 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PÓLO GUAICURUS
CIÊNCIAS CONTABEIS
GESTÃO DO CONHECIMENTO
ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Trabalho de apresentação referente atividades práticas supervisionadas do curso de Ciências Contábeis, 1º semestre, disciplina de Gestão do Conhecimento. Orientação do Professor EAD Maurício Dias e Tutor EAD Adilson do Carmo Bassan.
CAMPO GRANDE, MS.
JUNHO / 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. O CONCEITO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO 4
3. A VELOCIDADE DAS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES 7
4. AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO 11
5. TRABALHO EM EQUIPE 13
6. CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO 15
7. CONCORRÊNCIA GLOBAL 16
8. IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO 18
CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21
1. INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, temos observado mudanças com conteúdos abrangentes nas boas situações relativas às organizações, em termos de suas posições competitivas. Organizações e até países viram-se perdendo de suas confortáveis posições por novos competidores mais desbravadores, com novas máquinas, equipamentos, tecnologias e estratégias. No entanto, estes fatores deixam de ser o diferencial competitivo quando plagiados e muitas vezes se tornam elementos de igualdade para muitas organizações.
E como superar esta fase de igualdades, onde tudo que se faz e comparado de maneira igual? Grandes autores e pesquisadores descrevem que a capacidade de aprender mais rapidamente do que os concorrentes talvez seja a única vantagem competitiva suportável a tais condições, e a organização que valoriza o fator humano e cria uma cultura de aprendizado organizacional será capaz de desenvolver a vantagem competitiva