ponto de fusão
RESUMO
O ponto de fusão designa a temperatura à qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. Ponto de fusão é a temperatura na qual a substância sólida está em equilíbrio com a substância que dela se obtêm por fusão. As substâncias puras fundem-se a uma temperatura constante. Já as impuras (misturas) não apresentam um único ponto de fusão definido e, sim, uma faixa de fusão, que será tanto maior quanto mais impureza contiverem as substâncias. Neste experimento analisamos o ponto de fusão da cafeína, utilizamos primeiramente a cafeína pura, e depois os cristais obtidos através da extração da cafeína, usamos o método do tubo capilar, e observamos a temperatura através do termômetro, além de utilizar a glicerina, pois possui o ponto de ebulição maior que o da água. Observamos as amostras até não ter nenhum sólido.
Palavras-chave: ponto de fusão, cafeína.
INTRODUÇÃO O ponto de fusão depende das forças existentes entre as moléculas (ou entre íons, no caso de cristais iônicos) da substância sólida. Se estiverem fortemente ligadas umas as outras, a temperatura necessária para separá-las deve ser elevada, para dispô-las em sua nova forma, o líquido.
2 - PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
2.1- Materiais e reagentes
Béquer de 250 ml
Placa de aquecimento
Vidro de relógio
Termômetro
Tubo capilar
Cafeína
Glicerina
Primeiramente pegamos cinco tubos e aquecemos uma das ponta de cada tubo capilar para ficar fechado e colocamos a cafeína pura no vidro de relógio para transformar em pó para ser possível colocar esta cafeína no tubo capilar.
Adicionamos cerca de 2 mm de cafeína pura em pó em três tubos de forma que fique na parte de baixo onde o tubo esta fechado. Em seguida pegamos o béquer que foi utilizado no experimento de cristalização da cafeína, recolhemos os cristais e colocamos em dois outros tubos. Em um béquer adicionamos 30 ml de glicerina.
Primeira amostra: colocamos o béquer com a