O oléo de Lorenzo
George Miller nasceu na Austrália no dia 3 de março de 1945 e é um produtor de filmes, diretor de cinema e roteirista. Ele é mais conhecido por seu trabalho no filme Mad Max, mas foi envolvido em muitos projetos, incluindo o filme Happy Feet, premiado com o Oscar de melhor filme de animação e Golden Globe Award de Melhor Filme Cômico ou Musical. Até então, O Óleo de Lorenzo é o único filme que não possui um toque de fantasia feito por Miller. Apesar de um drama médico ser uma escolha esquisita para o diretor de Mad Max, em 1993 foi indicado aos Oscars de Melhor Atriz (Susan Sarandon) e ao de Roteiro Original. Também neste mesmo ano, foi indicado ao Globo de ouro de Melhor Atriz – Drama.
O Filme o óleo de Lorenzo, retrata uma história real onde o fato ocorreu com uma criança italiana de seis anos que até então vivia normalmente.
A doença raramente encontrada, com desenvolvimento apenas em sexo masculino, se trata de uma incurável degeneração do cérebro com expectativa de no Maximo dois anos de vida. Os pais recorrem inicialmente à medicina e acaba descobrindo que esta não oferece subsídios sólidos para saná-la, pois segundo os médicos esta é uma doença nova e desconhecida, não havendo expectativas imediatas de cura. O tratamento sugerido pelos médicos (uma dieta rigorosa no controle dos ácidos graxos) mostra-se ineficaz, e Augusto (pai de Lorenzo), resolve tomar de vez as rédeas da situação. Os pais da criança frustrado com a situação e indignados com a falta de pesquisas para medicamentos dessa doença, resolvem estudar em busca da cura dos mecanismos de ação desta doença, no intuito de poder discutir com os médicos a melhor forma de tratamento para amenizar os