aprovisionamento
Aprovisionamento
O aprovisionamento é um processo que abrange vários aspectos na relação entre a empresa e os fornecedores, constituindo um conjunto de actos administrativos:
A administração e negociação, abastecimento da empresa logística
O abastecimento tem a ver com as matérias-primas, componentes de produção sobressalentes, módulos, produtos acabados e semi-acabados, linhas de montagem, armazéns
Em suma o aprovisionamento gere todo o ciclo entre a empresa e os fornecedores e os produtos a adquirir, estando este conceito relacionado com a logística de entrada. Designa-se como "processo de aprovisionamento" o processo que vai desde a entrada até ao momento da produção.
Como o cliente procura o melhor fornecedor, o aprovisionamento procura o melhor processo de negociação com os fornecedores. O aprovisionamento é diferente da aquisição: aquisição é todo o acto de adquirir (avaliação, transporte, pagamento, etc.), o aprovisionamento vai mais longe pois tem por de trás a estratégia e as escolhas de fornecimento. O aprovisionamento como processo integrado prevê um novo modelo de relação e fornecimento com os fornecedores.
Gestão de Stocks
Gestão de stocks é uma área crucial a boa administração das empresas, pois o desempenho nesta área tem reflexos imediatos nos resultados comerciais e financeiros da empresa.
O objectivo da gestão de stocks envolve a determinação de três decisões principais:
Quanto encomendar,
Quando encomendar; e
Quantidade de stock de segurança que se deve manter para que cada artigo assegure um nível de serviço satisfatório para o cliente.
Estas decisões assumem uma dinâmica repetitiva ao longo do tempo, e tornam-se complexas devido ao enorme leque de factores envolvidos na tomada das mesmas. Para resolver este problema utiliza-se procedimentos matemáticos e estatísticos entre eles:
Classificação dos itens em stock,
Estimativas de necessidades, classificadas em dependentes e independentes.