Gestão do Conhecimento
Como ser aplicado na prática? A gestão do conhecimento se transforma em um recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. No mundo corporativo e na sociedade os fenômenos econômicos e sociais de alcance mundial, como a globalização da econômia e a generalização do uso da tecnologia da informação, são responsáveis pela restruturação do ambiente e do modo de vida a criação e a implantação de processos que gerenciem, armazenem e disseminem o conhecimento representam um novo desafio a ser enfrentado pelas empresas.
A gestão do conhecimento para as organizações é o conhecimento teórico e prático para mantê-las competitivas no mercado e melhorar o desempenho com a socialização, externalização, internalização e combinação que são as práticas econômicas, sociais, politicas e culturais para melhoramento e sucesso nas organizações. mas para implantar uma gestão de conhecimento e necessário garantir uma boa comunicação interna. E deve passar a fazer parte da cultura da organização para que todos os colaboradores entendam a sua necessidade. O sucesso e os benefícios na implementação de uma gestão de conhecimento só é possível se a cultura organizacional for positiva em relação a geração, particha, socialização e transferência de conhecimento. Quando uma organização consegue o conhecimento individual e transformar em benefícios e resultados positivos para o conhecimento organizacional e colocá-lo ao seu serviço de desempenho, otimização e inovação.
O processo de gestão do conhecimento é a capacidade de gerar resultados observáveis, necessários ao alcance dos objetivos definidos no posicionamento estratégico da empresa. Ou seja as atitudes, habilidades e conhecimentos necessários, para executar um trabalho com nível superior de performances onde empresa, empregados, colaboradores e terceiros possam ser beneficiados.
A gestão do conhecimento mostra de forma concreta a valorização